Do negócio de gás para o agronegócio, da concorrência para a Mercedes-Benz, os irmãos Santini são a prova de que mudar se faz necessário sim. Enxergando excelentes oportunidades num segmento consistente e extremamente promissor, os proprietários da Santini Transportes adquiriram vinte Mercedes-Benz para entrarem para o mundo dos agronegócios. Tecnologia e qualidade foram itens imprescindíveis no momento da aquisição destes veículos, principalmente se tratando de um cavalo mecânico, equipamento invariavelmente adquirido para ser utilizado como instrumento de trabalho. No entanto, o bom atendimento e a franqueza no ato da negociação, sem dúvida são fundamentais. Baseado nesses fatores, José Roberto Santini e Vicente de Paula Santini, sócios da Santini Transportes, abdicaram de anos de fidelidade a uma outra marca e somaram a sua frota os vinte veículos do modelo 1938-S. "Ficamos muito satisfeitos com o atendimento, a atenção e as vantagens oferecidas pela concessionária da Mercedes-Benz, a Itatiaia", declaram os irmãos Santini. "Estamos iniciando uma nova etapa em nossa empresa com a exploração do agronegócio e já temos planos de adquirir novos Mercedes-Benz. Nosso objetivo é dobrar a frota nos próximos dois anos". O desafio inicial Estes mineiros, nascidos na cidade de Muzambinho, vieram para a grande São Paulo ainda meninos. Completaram o 2o. Grau e se especializaram na manutenção de veículos pela Escola Técnica SENAI, um em mecânica e o outro em funilaria. Estagiaram e posteriormente integraram o quadro de funcionários de uma multinacional no setor automotivo, iniciando suas trajetórias no segmento escolhido. Quem arriscou o primeiro passo como autônomo foi José Roberto Santini, que comprou o famoso modelo da Mercedes-Benz 1113, isso em 1983. Inexperiente quanto aos perigos nas estrada, perdeu seu caminhão num tombamento e teve que voltar ao mercado de trabalho convencional. Porém, longe de abandonar o sonho de ser um empresário, se atentou a um anúncio de jornal a oportunidade de comprar um cavalo mecânico que já oferecia a mercadoria certa para ser movimentada e não titubeou em abraçar o desafio, desta vez tendo como parceiro e sócio seu irmão Vicente de Paula Santini. Curiosidade A carga anunciada com a aquisição do cavalo mecânico referia-se a botijões de GLP, gás liquefeito de petróleo. Um segmento muito competitivo e intrínseco para leigos. Mas, aos poucos, foram vencendo desafios e tornaram-se conhecidos pelas principais companhias engarrafadoras de GLP do País, pois começaram a oferecer logística mais adequada e com maior praticidade, das quais se encontravam no mercado, até então. Deixando o trabalho autônomo, fundaram em 1988 a empresa Santini Transportes, tendo hoje como o seu principal clientes e parceiro a Cia Ultragaz S. A.. Transportando com equipamento próprio, sessenta carretas, mais de 1 milhão de botijões / mês, além da prestação de serviços de destroca de vasilhames vazios prestados a todas as companhias de engarrafamento de GLP em todo Brasil. Estes Centros de Destrocas de vasilhames foram instituídos por uma Lei Federal de 1997, com a finalidade de regulamentar o segmento de GLP, possibilitando a cada companhia engarrafar botijões de sua própria marca. Visão empreendedora Tendo conseguido fixar seu nome num mercado tão competitivo como o de GLP, os sócios da empresa Santini Transportes, hoje com aproximadamente cem colaboradores, resolveram buscar novos desafios e viram no mundo Agronegócio o setor mais promissor da economia brasileira até o momento, com real perspectiva de expansão, responsável não só por alavancar o PIB-Produto Interno Bruto, como também o mercado de veículos comerciais. Depois de extensas pesquisas e excelentes negociações, formalizaram junto a multinacional ADM do Brasil - atuante no armazenamento, comercialização e transporte de grãos, uma saudável e forte parceria. Adquirindo os modelos extras pesados 1938-S, mais uma vez buscaram diferenciar-se na prestação de seus serviços. Somando esforços na elaboração dos antigos projetos do segmento do GLP e hoje nos novos projetos para o segmento do agronegócio, os fornecedores Goydo Implementos Rodoviários e a Indústria e Metalúrgica Pastre, tornaram possível entrar nesse novo ramo de negócio com equipamentos denominados hoppers, sendo que, os mesmos possuem bocas de escoamento dos grãos com acionamento elétrico. A grande diferença é que os existentes atualmente no mercado são acionados mecanicamente, ou seja, dependem da interferência manual do motorista, aumentando assim, no processo de descarregamento, o tempo de escoamento dos grãos ou similares. Mais uma vez, um diferencial que irá revolucionar a produção deste equipamento daqui para frente. "Estamos muito otimistas e entusiasmados com esta nova parceria com a ADM do Brasil, e temos certeza que também nos tornaremos fortes no transporte de grãos. Nossos planos são duplicar o quadro de colaboradores e da nossa frota nos próximos dois anos e para tanto, contaremos com parceiros e fornecedores sempre atentos como a Pastre, a Goydo, a Mercedes-Benz do Brasil." |
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